Minicursos


MC01 Análise de egagrópilos de corujas: Potencialidades do método para o reconhecimento da riqueza de pequenos mamíferos atuais e do passado

Ministrantes: 
Paulo Ricardo Roth e Felipe Bortolotto Peters

Ementa:
1ª Parte (Teórica)
Corujas: Abordagem fisiológica na formação do egagrópilos;
Riqueza de corujas predadoras de pequenos mamíferos; Ecologia e hábitos de caça de Bubo virginianus, Athene cunicularia e Tyto alba; Principais locais para encontrar egagrópilos e como fazer as coletas.
2ª Parte (Teórica)
Roedores: Reconhecimento da riqueza de roedores da América do
Sul, Brasil e Rio Grande do Sul; Demandas ecológicas dos roedores da região sul do Brasil.
3ª Parte (Prática)
Aula de triagem de ossos e dentes em egagrópilos.
4ª Parte (Teórica)
Reconhecer caracteres importantes para identificação de roedores
em crânios e dentes; Quantificação dos indivíduos predados por MNI (Minimum number of individuals).
5ª Parte (Prática)
Identificando os táxons presentes nas amostras e contabilizando o
número de indivíduos.
6ª Parte (Teórica)
Montagem de uma coleção de fragmentos; Potencialidades da
metodologia: Direcionamento de coletas em armadilhas live-traps, diagnóstico rápido da riqueza regional de pequenos vertebrados e reconstrução paleoambiental.
 
MC02 De volta a água: as adaptações evolutivas dos cetáceos para comunicação aquática
 
Ministrante:
Lilian Sander Hoffmann

Ementa:
Origem e evolução dos cetáceos e de suas estruturas acústicas. Adaptações morfológicas e fisiológicas dos cetáceos para emissão e recepção sonoras durante sua transição para o ambiente aquático. Significados ecológico e etológico da emissão e recepção de sons pelas atuais Subordens de Cetáceos (ecolocalização e sons de comunicação). Estrutura acústica e caracterização dos tipos de sons emitidos. Principais equipamentos para aquisição e interpretação de sinais acústicos emitidos por cetáceos. Técnicas de campo e análise dos sinais. Poluição sonora. A importância da bioacústica em estudos sistemáticos, comportamentais e ecológicos com mamíferos marinhos. Bioacústica e conservação.

MC03 Estimativa de parâmetro populacionais com o programa MARK
 
Ministrante:
Priscilla Lóra Zangrandi

Ementa:
O Programa MARK é o pacote estatístico mais utilizado em análises populacionais a partir de dados de captura-marcação-recaptura. O minicurso tem como objetivo familiarizar os participantes com os principais recursos do programa.
O primeiro dia consistirá de um breve contexto histórico sobre métodos de estimativas dos parâmetros populacionais e suas premissas, além de uma apresentação inicial do programa MARK. Serão abordados conceitos básicos em demografia, ressaltando a importância da probabilidade de recaptura para as estimativas de sobrevivência e tamanho populacional. 
No segundo dia serão apresentados: construção de modelos básicos de população aberta, incluindo variação temporal e entre grupos, contagem de parâmetros dos modelos, seleção de modelos baseada no Critério de Informação de Akaike (AIC) e teste de aderência aos dados (goodness of fit).
Os tópicos principais do terceiro dia serão as inferências a partir de mais de um modelo, incluindo média proporcional dos modelos (model averaging) e importância relativa das variáveis, e exemplos práticos de algumas aplicações específicas do programa, como adição de covariáveis (matriz de delineamento), modelos multiestratificados, modelo Pradel, delineamento robusto e ocupação (occupancy). Por último, serão abordadas as limitações do programa MARK em estudos com mamíferos.
 
AVISO: O uso de notebooks não é obrigatório. Aos participantes que desejarem utilizá-los para acompanhamento dos exercícios, os arquivos de input e de instalação do programa estarão disponibilizados no link:
https://www.dropbox.com/sh/ogholdq0312tvmd/EKu7NihXKw  

MC04 Identificação microscópia de pelos de mamíferos
 
Ministrantes: 
Gisele A. Felix e Marcos A. Navarro
 
Ementa:
Introdução à tricologia, pelagem, tipos de pelos, microestrutura dos pelos, caracteres diagnósticos, métodos utilizados para a visualização da microestrutura dos pelos em microscopia óptica, confecção de lâminas de pelos, observação e reconhecimento de padrões microestruturais, métodos, equipamentos e softwares utilizados na morfometria tricológica.

MC05 Mamíferos em área urbana: Monitoramento , manejo e conservação
 
Ministrantes: 
Pedro H. Estevam Ribeiro e Susi M. Pacheco
 
Ementa:
O curso propõe a capacitar acadêmicos a identificar a mastofauna silvestre e sinantrópica vinculada ao ambiente urbano nas diferentes regiões do Brasil. Verificar as consequências da expansão para essa fauna, os principais impactos existentes (barragens, rodovias, condomínios, outros) além dos conflitos gerados com os cidadãos. Serão apresentadas técnicas de manejo e monitoramento, e como realocar a fauna para áreas apropriadas.

MC06 Manejo de mamíferos em cativeiro
 
Ministrantes: 
Adriana Bocchiglieri e Marcelo Lima Reis
 
Ementa:
Este curso pretende caracterizar o papel do zoológico no âmbito do manejo, pesquisa e reprodução das espécies de mamíferos. Serão apresentadas as normas e cuidados na elaboração e melhoramento de recintos (área de exposição, cambeamento, maternidade, setor extra, etc.), bem como os cuidados e atividades no manejo dos animais (equipamentos, contenção, transporte).

MC07 Sistemas de rádio para monitoramento de mamíferos
 
Ministrante:
Jose Eduardo Mantovani 

Ementa:
Objetivos:  Voltado para aqueles que querem rastrear ou monitorar mamíferos de vida livre através da radiotelemetria. Principal objetivo é fornecer subsidios para os interessados em montar estudo com esta ferramenta nos trabalhos com mamíferos terrestres, aquáticos ou voadores, incluindo o planejamento da coleta de dados, a escolha dos equipamentos mais adequados e as analises dos dados obtidos.
 
Conteudo: Definições de radiotelemetria; empregos da radiotelemetria; sistemas em VHF; transmissores de VHF; freqüências de VHF; receptores de VHF; antenas direcionais e omnidirecionais; triangulacao e obtenção das localizações; uso de bússola e de receptor GPS; rastreamento no solo,  em barcos e em avião; seleção por freqüência e seleção digital; colocação dos transmissores; sensores; sistemas via satélite; transmissores para satélite; programação de funcionamento; transmissores VHF com GPS; sistema GPS com Argos; sistema GPS com Globalstar; sistema GPS com Iridium; sistema GPS com celular; uso de mapas;  programas para tratamento de dados de radiotelemetria; calculo de área de vida; velocidade. Uso de fotografias aéreas e imagens de satélite.

MC08 Técnicas de amostragem de mamíferos de pequeno e médio porte
 
Ministrantes:
Iris Amati Martins e Paula Prist

Ementa:
Este curso tem como objetivo apresentar as técnicas de amostragem de mamíferos de pequeno (voadores e não voadores), médio e grande porte. Serão compreendidas aulas teóricas e práticas e será discutida a utilização destas técnicas em projetos de pesquisa científica e de consultoria ambiental (levantamento e monitoramento) por meio de estudos de caso.

Informações: GW Eventos (51) 33884944 atendimento@gweventos.com.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui